Mudança só acontece coletivamente
O mercado de influência não é homogêneo, porém tem uma coisa que une todo mundo: o desejo por mudanças.
Ouvindo creators de fora e dentro da Brunch, temos a impressão de que algumas questões são bem frequentes. É a marca ou agência pedindo entregas abusivas, deixando de escutar o creator e pagando valores muito abaixo do justo. Ou então, é a plataforma que muda o funcionamento dos algoritmos sem avisar, para de entregar o conteúdo e exige uma frequência de produção muito alta para manter o alcance.
É até meio clichê falar sobre esses problemas. O fato é que se pararmos de falar, as mudanças nunca vão acontecer. Essas questões precisam ser compartilhadas e se tornarem ações reais que cheguem às marcas, plataformas e a todos que estão envolvidos no ecossistema de influência.
Muitos creators já perceberam a importância que têm e estão se mobilizando para serem ouvidos. Eles sabem que já passou da hora de encontrarmos soluções definitivas e fazermos as mudanças necessárias para que o mercado seja justo para todos. E isso envolve parar de tratar o creator como mero coadjuvante e escutar o que ele tem a dizer de verdade.
O futuro da influência não está nas mãos das marcas ou das plataformas, mas sim nas mãos de quem faz ela acontecer todos os dias.