Por que e pra quem você cria conteúdo?
A gente tá tão acostumado a deixar os algoritmos ditarem a forma como criamos, que até esquecemos por que estamos nas redes sociais e qual o nosso objetivo ao fazer post por aqui.
Para muitos creators, o apagão do Facebook no início de outubro foi um sinal de alerta. Naquele dia, percebemos o quão dependentes somos dessas plataformas e, especialmente, o quanto o nosso trabalho e fonte de renda dependem de algo do qual não temos controle algum.
É difícil romper com essa relação de dependência, já que o trabalho da maioria dos creators nasceu nessas plataformas. Mas é importante lembrar quem está no lado mais frágil dessa relação. O funcionamento do algoritmos, as intenções no conteúdo, os termos de serviço e políticas de publicidade são definidos pela plataforma. Tudo isso sem participação dos creators e, muitas vezes, sem pensar no que é melhor para eles.
Nós sabemos, é desesperador. Porém, lembrar que o nosso conteúdo não é produzido para uma plataforma e, sim, para nossa comunidade, ajuda a colocar as coisas em perspectiva. Este post é um convite para você encontrar seu ritmo de criação e o que você realmente quer fazer com a voz que você tem aqui. Para que assim, as redes sociais não consumam toda a sua energia e criatividade.
Não se esqueça: o algoritmo não trabalha pra você.