Por que você deveria considerar os bastidores da creator economy na sua carreira?
Jasmine Enberg, analista do EMarketer, declarou no palco do SXSW que 2025 é o ano da profissionalização da creator economy. Isso está se manifestando no front das câmeras, mas principalmente nos bastidores, lado dessa indústria que cresce silenciosamente e pode ser o próximo grande território para sua carreira.
Por trás das cortinas, existe um ecossistema de profissionais que ajudam a transformar influência e criatividade em negócios sustentáveis. De estrategistas a gestores de comunidades, de desenvolvedores de produtos a especialistas em negócios, há uma nova economia sendo construída – e talvez o seu próximo passo profissional esteja exatamente aqui.
Preparamos seis pontos que explicam por que vale a pena considerar os bastidores da creator economy como um potencial caminho para a sua carreira e que você vai conseguir aprender no nosso MBA em Creator Economy, parceira Brunch e ESPM que está com matrículas abertas para a turma que inicia em maio deste ano.
1. A creator economy não é sobre "likes", e sim sobre negócios
O mito de que esse mercado se resume a dancinhas e vídeos virais já caiu por terra. Hoje, a creator economy é uma engrenagem complexa que movimenta bilhões de dólares por ano e exige pensamento estratégico, planejamento financeiro e inovação constante. A expansão dos negócios dessa economia vai precisar de profissionais estratégicos que conseguem ajudar as marcas dos criadores a evoluírem para além das plataformas.
2. A demanda por especialistas está crescendo
Nenhum empreendedor dá conta de fazer tudo sozinho e não seria diferente com os criadores. Há uma demanda crescente por profissionais especializados em áreas como gestão de conteúdo, vendas, growth, tecnologia - isso inclui IA - e gestão de comunidades. Já pensou em trazer para a creator economy todo o seu conhecimento em branding, por exemplo?
3. Criadores são empresas – e toda empresa precisa de um backoffice
Assim como qualquer empresa, um criador precisa de estrutura para crescer. Estamos falando de mais do que profissionais de criação, mas especialistas financeiros, chefes de operações, administradores, profissionais do direito são apenas alguns dos papéis essenciais que garantem que um criador consiga se profissionalizar.
4. As marcas estão cada vez mais interessadas nesse mercado
Engana-se quem pensa que marcas não estão interessadas em operar na creator economy. Empresas de todos os tamanhos já entenderam o poder do criador e estão investindo pesado. Isso abre portas para profissionais que sabem traduzir os desafios e oportunidades desse setor para o mercado publicitário e ir além do #publi.
5. O boom das comunidades e do dark social
O crescimento das comunidades privadas e das interações em plataformas fechadas mudou a forma como o público consome conteúdo. Isso abriu espaço para um novo tipo de community managers que atuam de forma mais estratégica, focados em retenção e crescimento orgânico.
6. Inteligência de dados se tornou essencial
A creator economy é uma balança entre criação e dados. Profissionais que dominam analytics, BI, SEO e métricas de performance e conseguem aterrizar essas disciplinas no ambiente criativo são cada vez mais valorizados, ajudando criadores a entender o que funciona e onde melhorar.
Se você quer estar à frente dessa transformação e construir sua carreira na creator economy, inscreva-se agora para garantir sua vaga na turma de maio.