Transparência é o pilar da creator economy
Desde a fundação da Brunch, em 2018, a transparência é um princípio estrutural, que atravessa processos, contratos, negociações e a forma como nos posicionamos dentro da creator economy.
Ao longo dos últimos anos, acompanhamos a profissionalização acelerada do mercado de influência e criação de conteúdo. Esse crescimento trouxe escala, investimento e relevância nas mesas de decisão, mas também expôs fragilidades de um mercado que ainda constrói suas bases: relações opacas, assimetrias de informação, conflitos de interesse e modelos pouco claros de remuneração.
A Brunch nasceu justamente da convicção de que não existe creator economy saudável sem transparência.
Para nós, transparência não é apenas “dar visibilidade”, mas criar estruturas em que todas as partes envolvidas compreendem seus papéis, responsabilidades e ganhos. É isso que sustenta as relações de longo prazo que desenvolvemos com os nossos clientes e, que nos levam a decisões mais maduras e negócios mais justos.
Por isso, resolvemos abrir nossa cozinha e apresentar quais são os nossos princípio de transparência, valores que norteiam o trabalho da Brunch desde a sua fundação e que na prática, nos ajuda a manter relações sustentáveis com os nossos clientes.
O criador é cliente, não casting
Na Brunch, criadores não são tratados como inventário ou vitrine de talentos, eles são nossos clientes. Essa escolha define toda a lógica da relação da nossa operação. Cada criador com quem trabalhamos tem um plano de vendas próprio, alinhado aos seus objetivos profissionais, à sua comunidade e à sustentabilidade do seu negócio.
Na prática, bem antes de uma proposta ser criada, são horas e horas de trabalho junto ao criador para definir planos, objetivos, posicionamento, limites comerciais e prioridades. O trabalho começa pelo negócio do criador e não só pela demanda do anunciante. Por isso, mesmo que um anunciante contrate com mais de um dos nossos clientes, eles terão contratos, atendimento e negociações apartadas.
“A Brunch teve um papel importante na minha formação dentro do mercado de creators. Foi ali que consegui aprender, de forma muito prática, como funciona a creator economy e, principalmente, o creator como negócio. Desde o início, embora eu sempre tenha tido um perfil criativo, eu já carregava esse olhar mais estratégico por vir de uma formação ligada ao impacto social. Ainda assim, a experiência na Brunch aprofundou minha compreensão sobre processos, negociações e entregas dentro de um ecossistema profissional.”
Amanda Dias, Grana Preta (cliente Brunch desde 2020)
O criador participa das trocas com os anunciantes
A transparência se expressa também na comunicação, por isso, os criadores estão em cópia de todas as trocas relevantes com anunciantes e têm acesso direto às conversas que envolvem seus projetos. Acreditamos que decisões melhores acontecem quando não há assimetria de informação. Manter o criador informado e participante do processo, fortalece o alinhamento, reduz ruídos e cria relações mais maduras entre todas as partes. Cada negociação, ajustes de escopo, alinhamento criativos e prazos são discutidos com o criador em tempo real, sem filtros artificiais ou intermediações desnecessárias.
“O sucesso do projeto deveu-se à total transparência. A Brunch foi incrível ao dar visibilidade a cada etapa, mas o ponto alto foi permitir que o criador estivesse presente nas negociações e decisões. Isso humanizou o processo e garantiu que o conteúdo final tivesse a identidade do influenciador com a estratégia da marca. Com a Brunch cuidando do meio de campo (especialmente pagamentos e prazos), pudemos focar 100% na qualidade criativa e uma comunicação sem ruídos em todas as áreas.”
Flávia Celestino, SulAmérica (contrata a Brunch desde 2024)
O pagamento é feito diretamente do anunciante para o criador
A Brunch não atua como repassadora de valores destinados aos criadores. O pagamento é feito diretamente do anunciante para o criador, conforme condições acordadas em contrato.
Essa prática reduz riscos operacionais, evita bitributação, retenções indevidas e garante clareza financeira para todos os envolvidos. O criador mantém autonomia sobre seu faturamento e sua gestão financeira, e o anunciante tem total visibilidade do fluxo de pagamento.
Além disso, através do DataBrunch, nossa plataforma de relatoria, o criador acompanha em tempo real dados sobre novos negócios, performance comercial e faturamento. Os contratos deixam explícito o modelo de pagamento, com prazos, valores e responsabilidades claramente definidos desde o início do projeto - e a Brunch não assina em nome do criador, pelo contrário, a Brunch e o criador fazem parte de todos eles, oferecendo segurança jurídica para todas as partes.
“A gente acredita que relações duradouras só existem quando tudo está claro desde o começo. Mostrar quanto a Brunch recebe, como essa remuneração funciona e onde ela entra no fluxo financeiro dá segurança pro criador e cria uma relação de confiança que não depende de discurso, mas de prática.”
Gabriela Almeida, Fizemos um Rolê (cliente Brunch desde 2021)
O criador sabe quanto a Brunch recebe em cada trabalho
Não acreditamos em comissões ocultas nem em modelos de remuneração pouco claros, por este motivo, os criadores sabem exatamente quanto a Brunch recebe em cada projeto e como essa remuneração está estruturada. Transparência financeira é condição básica para relações profissionais equilibradas.
Ao tornar visível a remuneração da agência, eliminamos conflitos de interesse e fortalecemos a confiança mútua. Em cada negociação, a remuneração da Brunch é apresentada ao criador de forma clara, sem sobreposições ou ambiguidades, além de ser expressa no contrato e no fluxo financeiro.
“A transparência faz toda diferença. Isso impacta diretamente no meu planejamento financeiro, a forma como organizo o trabalho e até as escolhas que consigo fazer no dia a dia. A transparência traz segurança, diminui a ansiedade e permite que eu me concentre no que realmente importa: criar, entregar bem e pensar no longo prazo.”
Cássia Camargo, Avós da Razão (cliente Brunch desde 2021)
Ser ponte, nunca muro
O papel da Brunch é ao lado do criador é de parceiro de negócios que estrutura, conecta e facilita as relações de trabalho e nunca o de criar barreiras ou concentrar poder que intimidem as partes. Atuamos como ponte entre criadores, marcas, agências e parceiros, estimulando diálogo direto, alinhamento de expectativas e construção conjunta porque acreditamos que relações sólidas se constroem com confiança, não com controle. Por isso, sempre que possível, incentivamos relações diretas e contínuas entre criadores e marcas, mesmo para além de projetos pontuais, fortalecendo o ecossistema como um todo.
"No meu caso específico, existe ainda um tempo que me dedico a estudo e leitura para me manter atualizada e embasar meus conteúdos cientificamente. Quando tenho um time me apoiando, eu consigo direcionar mais energia para essa pesquisa, para criar conteúdos mais profundos, mais responsáveis e mais ricos para a minha audiência.
Além disso, estar com a Brunch também abre espaço para algo que eu valorizo muito: conexões e networking com outros creators. Isso amplia possibilidades, permite trocas genuínas e cria oportunidades de projetos que sobrepõem audiências e geram resultados melhores para todos os lados.”
Juliana Pegos, Cientista da Beleza (cliente Brunch desde 2025)
Dados são compartilhados
A Brunch entende que os dados gerados ao longo da relação criador-agência pertencem a ambos. Isso inclui histórico de negociações, valores praticados, aprendizados comerciais, relatórios e informações estratégicas construídas durante o período de trabalho conjunto. Quando um criador encerra sua relação com a Brunch, todo esse histórico de propostas, relatórios e planejamentos são entregues de forma organizada e acessível. Não retemos informações como forma de controle ou dependência. Compartilhar dados é garantir autonomia, continuidade e maturidade profissional, princípios essenciais para uma creator economy mais justa e sustentável.
“Ter os dados compartilhados contribuiu muito para construir uma visão mais estratégica! Consegui observar quais foram os parceiros e marcas que já tiveram interesse no meu trabalho, o que me ajudou a pensar as próximas etapas de outra forma. Além disso, ter acesso a esse histórico também me ajudou a entender a variação de preços ao longo do tempo, limitação de escopo e das entregas que eram negociadas anteriormente, me dando uma base de orientação para construir novas propostas.
Isso garante mais segurança na hora de precificar o meu trabalho. Muitas vezes sem o apoio de uma agência, a tendência pode ser ficar mais vulnerável nesse processo, mas conseguimos ter argumento e embasamento.”
Dina Prates, CEO na Ujamaatech e ex-cliente Brunch
Transparência é compromisso mútuo
Como em qualquer relação, esses princípios são de mão dupla. Por isso, quando ambos os lados os colocam em prática, as relações se tornam mais sólidas e contribuem para uma creator economy mais madura, profissional e sustentável, onde confiança deixa de ser exceção e passa a ser regra.
É uma honra servir nossos clientes e oferecer nada menos do que transparência para eles. Seguimos comprometidos em praticar, aprimorar e defender esse modelo, todos os dias.


